Saiba tudo sobre humanização no atendimento
Para os profissionais da área da saúde, tratar da humanização no atendimento aos pacientes têm se tornado um assunto cada vez mais comum. Considerados por muitos até um tema clichê, o atendimento humanizado, por vezes, acaba ficando mais no discurso do que na prática.
Diante disso, antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que os pacientes quando buscam atendimento podem estar sofrendo de algum problema ou mal estar. Dessa forma, é fundamental que ele seja recebido da melhor forma.
Sendo assim, continue a sua leitura e saiba tudo sobre humanização no atendimento, desde a sua definição, importância até benefícios e modo de aplicar no seu consultório.
Mas afinal, o que é humanização no atendimento?
Como você já pode imaginar, a humanização no atendimento em clínicas e consultórios nada mais é do que a criação de um relacionamento honesto entre o profissional de saúde e seu paciente. Ou seja, baseado no respeito, educação, empatia e carinho, o atendimento ocorre focado nas necessidades do paciente.
Assim, o profissional precisa ser capaz de entender e saber lidar com os aspectos humanos, compreendendo um possível momento de dor e frustração. A partir disso, oferecer soluções verdadeiras para as demandas que surgirem, mesmo que em um primeiro momento elas pareçam sem importância.
Qual a sua importância?
Como citado acima, a humanização no atendimento implica em um melhor relacionamento entre paciente e clínica ou consultório. Com isso, aumenta-se a proximidade entre as partes durante o tratamento, gerando uma maior chance de sucesso no resultado final.
Sendo assim, é importante pensar que os pacientes, muitas vezes, não procuram apenas a resolução de um problema, mas também alívio e conforto pessoal. Com isso, se torna preciso sempre levar em conta as necessidades existenciais da pessoa, atendendo com maior solidariedade e atenção.
Benefícios do atendimentos humanizado
Veja abaixo alguns benefícios da humanização no atendimento:
- Maior eficácia atendimento ao paciente;
- Otimização dos serviços prestados;
- Fidelização dos pacientes;
- Melhora da imagem da clínica no mercado.
Como colocar em prática a humanização no atendimento?
Como você deve ter percebido, se bem executada, a humanização no atendimento aos pacientes consegue ser um diferencial do seu consultório. Mas, como conseguir, de fato, sair do discurso e colocar isso na prática? Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar:
1 – Treinamento da equipe
O primeiro passo para conseguir oferecer um atendimento humanizado é contar com uma equipe capacitada. Para isso, é necessário um treinamento que conte, por exemplo, como deve ser o contato e formas de assegurar um comportamento gentil e manter a cordialidade.
2 – Estrutura
A estrutura física do consultório também é levada em conta quando se pretende oferecer um atendimento humanizado. É preciso oferecer todo o conforto que o paciente necessita. Sendo assim, certifique-se que as acomodações são realmente confortáveis, que o ambiente estará sempre organizado e limpo. Além disso, conte com algumas distrações na recepção, como revistas, televisão, entre outros.
3 – Uso da tecnologia
O advento e melhoria das tecnologias disponíveis no mercado têm influenciado diretamente na implementação de um atendimento humanizado. Otimizar a gestão do negócio, com um sistema que controle e registre toda a movimentação financeira da empresa, por exemplo, é uma forma de permitir que o atendimento fique melhor e mais próximo do paciente.
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