Ouvir bem para aprender bem: tecnologias de acessibilidade para estudantes com deficiência FOB/USP
Informações:
PREVISÃO DE INÍCIO: setembro de 2025
DURAÇÃO: 3 semanas
CARGA HORÁRIA: 30 horas
NÚMERO DE VAGAS: 500
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área da Educação (formados ou em formação) e áreas afins
MODALIDADE: ONLINE
CORPO DOCENTE: Profs. Drs. Natália Barreto Frederigue Lopes; Regina Tangerino de Souza Jacob; Thaís Corina Said de Angelo e professores convidados.
COORDENADORA: Profª. Drª. Regina Tangerino de Souza Jacob.
Profª. Drª. Regina Tangerino de Souza Jacob
Programa:
Programa
Detalhamento:
Aula 1 - Ruido e escola; acomodações acústicas; estratégias reparadoras da comunicação e tipos de perdas auditivas.
Aula 2 - Sistemas de microfones remotos; soluções de problemas dos dispositivos eletrônicos.
Aula 3 - Autoadvocacia e a pessoa com deficiência.
Ementa: Tecnologias, acomodações e estratégias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva na escola.
Avaliação: Será considerada a presença dos matriculados nas aulas síncronas e a realização das atividades práticas propostas no Portal USP Extensão.
Observação: Os materiais utilizados serão os mesmos desenvolvidos para o Curso de Atualização para o professor de atendimento educacional especializado (AEE) sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva (Processo 25.03.00010), que foi realizado de forma semi-presencial. Os materiais encontram-se disponíveis no site https://remic.fob.usp.br/pb/.
Carga horária: 30 horas
- Atividades teóricas: 6 horas
- Atividades práticas: 24 horas
Referências Bibliográficas:
American National Standard Institute – ANSI S 12.60.2010. Acoustical Performance Criteria, Design Requirements, and Guidelines forSchools, Part 1: Permanent Schools. 2010 [cited 2018 Aug 23]. Available from: https://acousticalsociety.org/classroomacoustics/
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10.152: Níveis de ruído para conforto acústico – procedimentos. Rio de Janeiro, 1987. 4 p
Jacob RTS, Alves TKM, Moret ALM, Morettin M, Santos LG, Mondelli MFCG. Participação em sala de aula regular do aluno com deficiênciaauditiva: uso do Sistema de frequência modulada. CoDAS [Internet]. 2014 July [cited 2018 Sep 11]; 26( 4 ): 308- 314.
JACOB, R.T.S.; CARNEIRO, L. A. ; DONINI, T. S. ; THIBODEAU, L. M. . Acessórios e conectividade para aparelhos de amplificação sonora individuais e implantes cocleares. In: Cilmara Cristina Alves da Costa Levy. (Org.). Manual de audiologia pediátrica. 2ed.Barueri: Editora Manole, 2022, v. 1, p. 151-156.
JACOB, R.T.S.; ANGELO, T. C. S. ; ALVES, T. K. M. . Sistema FM: por que usar?. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal: SEDIS- UFRN, 2019, v. 1, p. 204-217.
JACOB, R.T.S.; ANGELO, T. C. S. ; ALVES, T. K. M. . O professor e o fonoaudiólogo na adaptação do Sistema FM: uma parceria de sucesso. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 218-228.
JACOB, R.T.S.; ANGELO, T. C. S. ; ALVES, T. K. M. . Roteiro de observação para um bom aproveitamento dos FM: cuidados e checagem do FM. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 229-229.
Procedimento de Inscrição
Para ter a sua inscrição confirmada, o aluno deve fazer a inscrição no curso pelo Sistema Apolo da USP e enviar documentos no ato da inscrição. Documento principal de identificação (RG, RNM, Protocolo do RNM, Passaporte, etc)
Finalidade do curso:
Promover a capacitação de professores do atendimento educacional especializado sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva, bem como do professor que atua com essa população em ambiente escolar. Graduandos em Pedagogia e áreas afins também podem se inscrever.